Lula vai passar por nova cirurgia
Médicos afirmam que embolização de artéria meníngea visa minimizar riscos de novos sangramentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido nesta quinta-feira (12) a um procedimento de embolização de artéria meníngea no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A intervenção, já prevista anteriormente, tem o objetivo de conter pequenos vazamentos de sangue e reduzir os riscos de futuros sangramentos.
OBJETIVO DO PROCEDIMENTO
De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, o procedimento é considerado de baixo risco e faz parte dos protocolos atuais para casos como o de Lula, que recentemente passou por uma drenagem de hematoma subdural.
“Quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge causarem novos sangramentos. A embolização funciona como um complemento ao procedimento anterior, para minimizar esses riscos”, explicou Kalil durante coletiva de imprensa em frente ao hospital.
A intervenção será realizada em uma sala de cateterismo, com sedação e anestesia. O procedimento, que utiliza a via femoral, deve durar cerca de uma hora. Kalil afirmou que o presidente não precisará permanecer mais tempo na UTI e que o tempo de alta médica não será alterado.
RETIRADA DO DRENO
Além da embolização, Lula também deverá retirar o dreno que foi colocado na cabeça durante a cirurgia anterior.
“A chance de novos sangramentos já era pequena após a drenagem, mas, para reduzir ainda mais o risco, optamos por realizar o procedimento agora. Isso já estava programado desde o início”, reforçou a médica Ana Helena, também da equipe que acompanha o presidente.
ESTADO DE SAÚDE
Kalil destacou que Lula está ativo e saudável, e que a decisão foi tomada em conjunto com a equipe médica para garantir maior segurança. “O presidente é uma pessoa que cuida da saúde. Esse é um procedimento complementar que foi muito discutido e faz parte de protocolos de excelência”, afirmou.
A previsão é que Lula continue em recuperação no hospital nos próximos dias, seguindo o cronograma de cuidados estabelecido pelos médicos.