Maioria dos americanos apoia deportação de imigrantes ilegais, mesmo com protestos em alta

Pesquisa mostra que política de Trump tem apoio popular enquanto manifestações em Los Angeles ganham repercussão global

Apesar das imagens de ruas em chamas, confrontos com a polícia e bandeiras mexicanas hasteadas em protestos na Califórnia, a maioria dos americanos apoia as deportações em massa de imigrantes ilegais, segundo pesquisa CBS/YouGov. O levantamento indica que 54% dos entrevistados concordam com a política do governo Trump, mesmo antes da escalada recente de manifestações em Los Angeles.

A percepção pública parece destoar do que se vê na mídia. Enquanto as manchetes destacam atos dramáticos, como bandeiras dos EUA queimadas e confrontos com a polícia, os protestos seguem limitados geograficamente — e devem perder força com o toque de recolher imposto pela prefeitura.

Segundo o levantamento, 42% dos americanos acreditam que o país está ficando mais seguro com as deportações. Para 53%, o governo está priorizando a expulsão de imigrantes com antecedentes criminais. Apenas 30% sentem-se menos seguros, e 27% dizem que a política não faz diferença.


Home Deport: o estopim em Los Angeles

A gota d’água para os protestos foi uma operação nas imediações de uma loja da rede Home Depot, onde imigrantes ilegais costumam se reunir para oferecer serviços manuais. O local passou a ser ironicamente chamado por ativistas de “Home Deport”.

As imagens de trabalhadores sendo detidos geraram forte apelo emocional, mas também reforçaram a divisão de perspectivas: para alguns, trata-se de pessoas humildes em busca de oportunidades; para outros, o símbolo de uma crise migratória fora de controle, iniciada no governo Biden e capitalizada por Trump.


Trump x Newsom: duelo político no caos

Com a Guarda Nacional mobilizada e a tensão nas ruas, o cenário serve aos interesses de ambos os lados do espectro político. Donald Trump aparece como o defensor da lei e da ordem, posicionamento que historicamente agrada sua base. Já o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, busca se projetar como antagonista de Trump, chamando a ação federal de “abuso flagrante de poder” — movimento interpretado como parte de sua estratégia para disputar a presidência em 2028.


A equação eleitoral

Mesmo com aprovação pessoal estagnada (45% favoráveis e 55% contrários), Trump mantém sua política migratória como um dos pontos de maior apoio popular. Já o aumento de tarifas sobre importações enfrenta resistência: 77% dos entrevistados acreditam que a medida vai elevar os preços no curto prazo.

Enquanto democratas mais à esquerda apoiam abertamente os protestos — mesmo os mais radicais —, o presidente aproveita a reação para rotular manifestantes como “provocadores pagos” e até “animais”. O discurso inflama a oposição, mas também fortalece o vínculo com eleitores conservadores.

No fim das contas, ninguém mais está falando sobre a briga com Elon Musk — e, para Trump, isso já é uma vitória de narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *