Operação contra pirataria tira 675 sites e 14 aplicativos ilegais do ar no Brasil e na Argentina

Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública desativou, nesta quinta-feira (19), 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. A ação, chamada “Operação 404”, também resultou em oito prisões, sendo cinco no Brasil e três na Argentina. Além da remoção dos sites, conteúdos como vídeos, áudios e jogos foram retirados das plataformas. O objetivo é combater infrações a direitos autorais, que geram prejuízos à economia e à indústria criativa.

EM PERNAMBUCO

Oitenta e seis sites e 33 aplicativos de transmissão de programação pela internet foram tirados do ar pela Polícia Civil de Pernambuco, em uma operação contra pirataria cibernética. 

Deflagrada nesta quinta (19), a Operação  404.7 teve a participação de policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Essa foi a sétima fase da ação. A meta é  reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual por meio da internet, que violam os direitos dos autores.

 A 404.7 fez parte de uma mobilização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI).

No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *