Operação da PF prende suspeitos de tráfico de drogas no Vale do São Francisco; grupo é ligado a facção de São Paulo
Uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas foi alvo de uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (23), no Vale do São Francisco. O grupo, com atuação em cidades como Petrolina, Lagoa Grande, Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia, seria ligado a uma facção criminosa de São Paulo, segundo as investigações.
Mais de 120 policiais foram mobilizados para cumprir 16 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. Também foi decretado o sequestro de bens e o bloqueio de valores que podem chegar a R$ 10 milhões. A operação contou com o apoio da 12ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil de Pernambuco, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), e da CIPE Caatinga.
De acordo com a PF, o líder da quadrilha, natural de Lagoa Grande, havia se mudado para um condomínio de luxo em Petrolina, de onde coordenava as atividades criminosas na região. As investigações revelaram que o grupo estava envolvido em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em diversos municípios.
Os suspeitos poderão responder por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem somar até 43 anos de prisão.
A PF destacou que as investigações continuam com o objetivo de esclarecer a dimensão das atividades da organização criminosa e identificar outros membros envolvidos no esquema.