Presidente da Câmara comenta sobre retirada da “taxa da blusinha”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), repercutiu a retirada da “taxação das blusinhas” de compras internacionais de até US$ 50 do projeto de lei que institui o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover). As palavras de Lira foram ditas após repercussão da retirada da taxação como uma articulação de políticos alagoanos.

Veja no vídeo abaixo as palavras de Arthur Lira:

Segundo a coluna de Pedro Venceslau na CNN, na segunda-feira, dia 03, em Brasília, uma reunião tensa ocorreu entre o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC. A pauta do encontro, segundo fontes próximas ao presidente da Câmara e ao prefeito, foi a escolha do vice na chapa de JHC para a reeleição na capital alagoana.

Durante a reunião, foi informado que o senador Rodrigo Cunha seria o escolhido, o que abriria caminho para que a suplente Eudócia Caldas (PSB), mãe do prefeito, assumisse a cadeira no Senado. Essa decisão causou descontentamento em Lira, que defendia a indicação de outro nome, preferencialmente ligado ao seu grupo político, como a secretária de Educação, Jó Pereira, sua prima, ou o ex-deputado Davi Davino Filho (PP).

Na terça-feira, um dia após a reunião, Lira foi informado por um assessor, que assistia à CNN, sobre a decisão de Cunha de excluir a chamada “taxa das blusinhas” do projeto Mover, voltado para a descarbonização do setor automotivo. Esse episódio pode impactar a disputa pela prefeitura de Maceió, possivelmente resultando na entrada de mais um candidato no campo da direita, o ex-deputado Davi Davino Filho, que é aliado de Lira.

Fontes próximas a JHC consideram esse cenário plausível e atribuem o racha à eleição para o Senado em 2026, quando Lira deve ser candidato.

A assessoria de Rodrigo Cunha foi procurada, mas ainda não se pronunciou. A CNN solicitou uma entrevista com o prefeito JHC e aguarda resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *