Corrupção dispara e se torna maior preocupação dos brasileiros, mostra pesquisa Atlas

Percepção sobre desvios públicos cresceu 13 pontos em um mês e ultrapassou criminalidade; economia aparece em terceiro lugar entre os principais problemas do país

A corrupção voltou ao topo das preocupações nacionais, de acordo com a mais recente pesquisa da AtlasIntel, realizada em parceria com a Bloomberg. O índice de brasileiros que apontam a corrupção como o maior problema do país saltou de 47% em abril para 59,5% em maio — um crescimento de 13 pontos percentuais que reflete o impacto da crise envolvendo fraudes bilionárias no INSS e denúncias de desvios em contratos públicos.

Com isso, o tema ultrapassou a criminalidade e o tráfico de drogas, que lideravam o ranking no mês anterior. Agora, essa preocupação caiu cinco pontos e aparece em segundo lugar, com 50,2% das menções.

economia e a inflação ocupam a terceira posição, citadas por 29,4% dos entrevistados. Cada participante pôde escolher até três problemas entre 20 opções listadas no questionário.

A pesquisa ouviu 4.399 brasileiros entre os dias 19 e 23 de maio, por meio de um painel online. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

“O aumento expressivo da preocupação com a corrupção coincide com o avanço das investigações sobre fraudes no sistema de benefícios do INSS e contratos suspeitos firmados por entes públicos. O tema voltou com força ao debate público”, avalia Andrei Roman, diretor da AtlasIntel.

Principais preocupações dos brasileiros em maio de 2025:

  1. Corrupção – 59,5%
  2. Criminalidade e tráfico de drogas – 50,2%
  3. Economia e inflação – 29,4%

A série histórica mostra que, após um período de estabilidade, a percepção sobre a corrupção voltou a crescer rapidamente, impulsionada por escândalos recentes e pela cobertura intensa na imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *