Cidades
Fuzil levado de quartel no Recife passou por intermediário e foi parar com traficantes, diz delegado
Arma de calibre 7,62 mm, de uso restrito do Exército, foi recuperada no Pina com 20 munições e carregador; investigação tenta identificar todos os envolvidos
O fuzil do Exército Brasileiro que desapareceu após a fuga de um soldado de uma unidade militar no Recife teria passado pelas mãos de um intermediário antes de chegar a traficantes. A informação foi dada nesta quarta-feira (28) pelo delegado Diego Jardim, gestor da Divisão de Homicídios Metropolitana Norte.
A arma, de calibre 7,62 mm e uso restrito, foi recuperada na noite de terça-feira (27), no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar.
Segundo o delegado, as equipes receberam informações sigilosas de que o armamento estaria na região e iniciaram diligências até localizá-lo.
De acordo com Diego Jardim, a principal informação obtida nas ruas é de que um intermediário teria recebido o fuzil e posteriormente repassado a arma a traficantes. Essa versão ainda faz parte da apuração e deverá ser confirmada pelas investigações.
Arma foi encontrada desmontada
O fuzil foi localizado dentro de mochilas e estava desmontado. Junto com a arma, também foram encontradas 20 munições e um carregador, material que havia desaparecido do 7º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro.
A numeração do fuzil estava raspada, mas a identificação preliminar foi possível a partir do lote das munições apreendidas.
O major Carlos Cavalcanti, subcomandante do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha, informou que o material foi encontrado em uma rua escura e deserta.
Segundo ele, a operação foi preparada considerando a possibilidade de confronto, mas não houve resistência no momento da recuperação da arma.
Exército mantém investigação
O coronel Humberto Guaita, da 7ª Região Militar, afirmou que o Inquérito Policial Militar continua em andamento.
A investigação tenta esclarecer como o fuzil saiu da unidade militar, quem participou diretamente da retirada e do repasse da arma e qual teria sido a motivação para a subtração.
A operação de busca contou, desde 17 de outubro, com a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público Militar e da Justiça Militar da União.
Soldado foi preso após desaparecer
O caso começou quando o soldado Pedro Gabriel Bezerra do Nascimento, de 20 anos, deixou o 7º Depósito de Suprimento, no bairro do Cabanga, antes do fim do serviço levando o fuzil.
Ele permaneceu desaparecido por cinco dias e depois foi localizado e detido no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Após a prisão, Pedro Gabriel foi conduzido ao 4º Batalhão de Polícia do Exército, no Curado, Zona Oeste do Recife.
Uma mulher também foi presa suspeita de ter ajudado o militar depois da saída do quartel. Segundo o Comando Militar do Nordeste, ela teria admitido que esteve com o soldado após a evasão.
Investigação busca identificar cadeia de repasse
Com a recuperação da arma, a apuração entra agora em uma nova etapa: identificar quem recebeu o fuzil depois que ele saiu do quartel e como o armamento chegou até traficantes.
As autoridades também investigam se houve participação de outras pessoas e se o fuzil chegou a ser usado em alguma ação criminosa durante o período em que esteve desaparecido.
Até o momento, essas hipóteses ainda não foram confirmadas oficialmente.
-
Brasil3 dias atrásDe onde vieram os 10,3 milhões de votos que deram a virada a Lula?
-
Notícias3 semanas atrásQuem são os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco; veja a lista completa
-
Notícias3 semanas atrásAlepe 2026: veja os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco e a votação de cada um
-
Brasil3 semanas atrásFlávio abre 6 pontos sobre Lula no 2º turno, aponta PoderData/Aya
-
Notícias4 semanas atrásFlávio Bolsonaro lidera cenários de 1º e 2º turno contra Lula, aponta pesquisa Gerp
-
Brasil2 semanas atrásDatafolha revela abismo regional: Flávio dispara no Sul e Lula amplia vantagem no Nordeste
-
Cidades3 semanas atrásEstudantes são detidos durante panfletagem pró-Lula no Mercado de Casa Amarela
-
Brasil3 semanas atrásLula perde votos em 6 estados do Nordeste e Bahia registra maior queda
