SDS registra queda de 54% nas ocorrências durante as eleições em comparação a 2020

A operação “Eleições 2024”, concluída com o fechamento das urnas, registrou uma redução de 53% nas ocorrências em relação ao pleito municipal de 2020. De acordo com o balanço preliminar da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), a atuação preventiva das forças de segurança pública assegurou um cenário tranquilo durante o processo eleitoral. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, avaliou as ações como bem-sucedidas.

Entre meia-noite e quatro da tarde deste domingo, foram registradas 69 ocorrências e 118 pessoas encaminhadas às delegacias. No mesmo período de 2020, o número de ocorrências chegou a 148. Para este ano, o reforço policial incluiu um acréscimo de 19,15% no efetivo, ativando mais de 37 mil postos de trabalho adicionais desde agosto.

Os crimes mais recorrentes foram infrações eleitorais, ameaças, corrupção eleitoral, lesão corporal por conflitos políticos, boca de urna e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral. O secretário Alessandro Carvalho destacou que a vigilância será mantida.

Durante o fim de semana, autoridades da SDS e representantes de órgãos parceiros acompanharam as operações nos 184 municípios pernambucanos, a partir do centro de comando instalado no Recife. A operação contou com o apoio de diversas instituições, como o Tribunal Regional Eleitoral, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *