Conecte-se Conosco
 

Cidades

Justiça suspende prisão de Emerson Freitas, mas impõe tornozeleira e outras restrições

Publicado

em

Deputado estadual eleito se apresentou à Justiça após decisão que substituiu prisão preventiva por medidas cautelares; investigação por extorsão continua

A Justiça de Pernambuco suspendeu a ordem de prisão preventiva contra o influenciador digital e deputado estadual eleito Emerson Freitas (MDB), investigado em um caso de suspeita de extorsão.

A decisão foi tomada pelo desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira, que atuava como plantonista durante o feriado de Finados, e confirmou parcialmente um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa.

Emerson estava com mandado de prisão expedido desde o dia 29 de outubro.

Prisão seria suspensa após apresentação

Na decisão, o desembargador determinou que a prisão preventiva fosse substituída por medidas cautelares caso Emerson se apresentasse espontaneamente à Justiça.

Segundo a defesa, o deputado eleito compareceu em juízo e cumpriu a condição estabelecida na liminar.

Com isso, o mandado de prisão deixou de produzir efeito.

Tornozeleira eletrônica por 30 dias

Apesar da suspensão da prisão, Emerson terá de cumprir medidas cautelares determinadas pela Justiça.

Entre elas está o uso de tornozeleira eletrônica pelo período de 30 dias.

A substituição da prisão por cautelares não representa encerramento do processo nem absolvição. A investigação por suspeita de extorsão continua em andamento.

Defesa diz que conseguiu acesso à investigação

Ao lado de Emerson, o advogado Weryd Simões afirmou em vídeo publicado nas redes sociais que a decisão também garantiu à defesa acesso aos elementos já documentados da investigação.

Segundo o advogado, a equipe jurídica vinha reclamando que não tinha acesso integral aos autos e sustentava que isso dificultava o exercício da defesa.

O processo tramita sob segredo de Justiça.

Emerson agradece após decisão

Emerson também se manifestou publicamente depois da suspensão da ordem de prisão.

Ao lado do advogado, agradeceu a Deus e à população pernambucana pelo apoio recebido durante os últimos dias.

O parlamentar eleito havia sido considerado foragido desde a semana anterior, quando a Justiça decretou sua prisão preventiva.

Investigação apura suspeita de extorsão

A 15ª Vara Criminal da Capital havia determinado a prisão de Emerson no dia 29 de outubro.

O caso envolve investigação por suspeita de extorsão, mas os detalhes não foram divulgados porque o processo corre em segredo de Justiça.

Emerson nega irregularidades.

A defesa também já havia alegado “vazamento seletivo” de informações e questionado procedimentos adotados durante a investigação.

Deputado foi eleito com mais de 49 mil votos

Emerson Freitas foi eleito deputado estadual por Pernambuco nas eleições de outubro com 49.254 votos.

Após a divulgação da ordem de prisão, o MDB afirmou que acompanhava o caso e aguardaria os esclarecimentos das autoridades, destacando o respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e à presunção de inocência.

A suspensão da prisão não interfere, por enquanto, no andamento da investigação.

O caso seguirá sob análise do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA

Copyright © 2026 | CARDINOT