Notícias
Mensagens revelam ajuda da embaixada na mudança de Lulinha para Madri
Conversas divulgadas pelo Metrópoles mostram atuação do então embaixador Orlando Leite Ribeiro; Itamaraty confirma apoio educacional, mas nega cessão de veículo
Mensagens recuperadas do celular da lobista Roberta Luchsinger mostram que a Embaixada do Brasil em Madri prestou auxílio durante os preparativos para a mudança de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, e de familiares para a capital espanhola em 2025.
Segundo reportagem publicada pelo Metrópoles nesta quarta-feira, 30 de setembro, o então embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, manteve contato com Luchsinger durante o período de organização da mudança e ofereceu auxílio envolvendo escolas, visitas e outros aspectos da instalação em Madri.
O Itamaraty confirmou que o setor educacional da embaixada prestou apoio relacionado a instituições de ensino. O ministério, entretanto, negou que uma van da representação diplomática tenha sido cedida para atividades particulares, como havia sido mencionado em uma das conversas.
Mensagens mostram auxílio para instalação em Madri
De acordo com a reportagem, Lulinha vive em Madri desde junho de 2025 e planejava permanecer pelo menos dois anos na Espanha. As mensagens indicam que Roberta Luchsinger participou da organização da transferência do filho do presidente e de sua família.
Luchsinger também pretendia se mudar para a Espanha, mas o plano não teria se concretizado.
Em uma mensagem de março de 2025, Orlando Leite Ribeiro agradeceu a Luchsinger e Renata Moreira, mulher de Lulinha, por um presente e afirmou que estava sendo um prazer ajudá-las no processo de instalação em Madri.
Em outra conversa, o diplomata afirmou que elas poderiam continuar contando com sua ajuda durante a transição.
As mensagens também mostram discussões sobre bairros e escolas da capital espanhola. Em dezembro de 2024, Ribeiro apresentou informações sobre diferentes regiões de Madri e citou La Moraleja, área onde, segundo a reportagem, Lulinha posteriormente se estabeleceu.

Funcionária da embaixada foi oferecida para acompanhar visitas
Em janeiro de 2025, o então embaixador tratou com Luchsinger sobre escolas disponíveis para as crianças das famílias.
Em um áudio citado pela reportagem, Ribeiro disse que poderia organizar uma agenda de visitas e disponibilizar uma funcionária da embaixada para acompanhá-las, caso desejassem.
A mensagem foi posteriormente encaminhada por Luchsinger a um grupo do qual participavam Renata Moreira e Lulinha.
Em fevereiro, Luchsinger e Renata também discutiram uma possível visita à Universidade de Salamanca, localizada a cerca de duas horas de Madri. A intenção estava relacionada ao interesse da filha de Luchsinger em estudar Direito na Espanha.
As conversas mostram que elas consideravam utilizar o auxílio de uma pessoa da embaixada durante a visita.
O então embaixador também teria intermediado uma reunião entre Luchsinger e o reitor da Universidade de Salamanca, Juan Manuel Corchado Rodríguez.
Van da embaixada foi mencionada em conversa
Outro trecho das mensagens envolve a possível utilização de uma van da Embaixada do Brasil.
Segundo o material divulgado, Orlando Leite Ribeiro ofereceu, em junho de 2025, um veículo para auxiliar Luchsinger durante a compra de móveis.
O Ministério das Relações Exteriores, porém, afirmou que o veículo não chegou a ser cedido.
O Itamaraty declarou que não houve cessão de veículo da embaixada e confirmou apenas que o setor educacional da representação diplomática prestou apoio a Luchsinger porque possuía contatos das escolas locais.
Motorista aparece em mensagens
Em outra passagem, referente a uma viagem realizada em setembro de 2024, Luchsinger aparece mantendo contato com uma pessoa registrada no celular como “Tiago Motorista Embaixador”.
De acordo com a reportagem, o interlocutor falava português e utilizava um número de telefone espanhol. O conteúdo divulgado não esclarece, entretanto, qual era exatamente o vínculo funcional dessa pessoa com a representação brasileira nem em que condições o serviço foi utilizado.
Orlando deixou posto na Espanha em 2025
Orlando Leite Ribeiro ingressou na carreira diplomática em 1993 e havia sido indicado para comandar a Embaixada do Brasil na Espanha ainda em 2021.
Em julho de 2025, houve mudança no comando da representação. Decreto presidencial publicado naquele mês nomeou Luiz Alberto Figueiredo Machado como embaixador do Brasil na Espanha e em Andorra.
As mensagens divulgadas pelo Metrópoles abrangem principalmente o primeiro semestre de 2025, período em que Orlando ainda ocupava o posto em Madri.
Até o momento, o material divulgado não demonstra, por si só, que Lulinha tenha cometido alguma irregularidade. O ponto sob questionamento é a extensão do apoio prestado por integrantes da estrutura diplomática brasileira durante a instalação da família na Espanha.
O Itamaraty reconheceu o auxílio do setor educacional relacionado às escolas, mas contestou a interpretação de que um veículo oficial tenha sido colocado efetivamente à disposição de Luchsinger.
-
Notícias4 semanas atrásBomba no STF: Mendonça cobra PGR sobre mensagem em que dono do Master fala em ‘proteção’ de Gonet e chefe da PF
-
Notícias2 semanas atrásLula anuncia reajuste do Bolsa Família para R$ 691 a 17 dias da eleição
-
Notícias3 semanas atrásQuaest para o Senado em Pernambuco: Marília lidera com 17%, Humberto tem 14% e Mendonça chega a 11%
-
Notícias2 semanas atrásDino pede vista e STF suspende julgamento com 4 a 3 sobre casos Moraes e Mendonça
-
Política3 semanas atrásMoraes pede a Fachin quebra total do sigilo do caso Master
-
Notícias2 semanas atrásVeritá aponta Raquel Lyra com 52,7% dos votos válidos e João Campos com 43,4% em Pernambuco
-
Política3 semanas atrásFlávio aparece numericamente à frente de Lula em 2º turno, aponta BTG/Nexus
-
Brasil2 semanas atrásCriminosos matam influenciadora investigada por morte de sargento no Pará
