Brasil tem o maior número de casos de câncer de pênis; VEJA OS SINTOMAS
O Brasil é considerado o país com maior incidência de câncer de pênis no mundo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de câncer representa 2% de todos os tumores que afetam os homens brasileiros. Mas quais são as causas desse câncer?
Causas do Câncer de Pênis
O câncer de pênis é frequentemente associado ao HPV (Papilomavírus Humano), má higiene e falta de circuncisão. A doença tende a afetar principalmente homens de baixa renda, o que resultou em poucos investimentos em pesquisa nessa área. Especialistas alertam que, até 2050, os casos de câncer de pênis no mundo podem aumentar em 77%.
Nos estágios iniciais, o câncer de pênis pode ser confundido com uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), manifestando-se como uma ferida que não cicatriza ou uma secreção com odor forte. Devido à natureza íntima da doença, muitos homens podem adiar o tratamento por vergonha.
Sintomas do Câncer de Pênis
- Crescimentos e Feridas: O câncer pode se desenvolver em qualquer parte do órgão, mas é mais comum sob o prepúcio em homens não circuncidados ou na glande. Um dos primeiros sinais é um tumor ou ferida que não cicatriza após quatro semanas, podendo parecer uma verruga, úlcera ou bolha, geralmente indolor.
- Sangramento: O sangramento, especialmente sob o prepúcio, é um sinal de alerta.
- Corrimento com Odor Fétido: Embora uma secreção com odor forte possa indicar câncer, é mais frequentemente causada por infecções ou má higiene.
- Erupções Cutâneas: Erupções no pênis também podem ser um indicativo da doença.
- Problemas no Prepúcio: A rigidez da pele, dificultando a retração do prepúcio, também conhecida como fimose, pode ser um sintoma.
- Mudanças de Cor: Alterações na cor do pênis ou prepúcio devem ser discutidas com um médico.
Tratamento
Os médicos enfatizam que a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. O tratamento varia conforme o estágio do câncer e pode incluir cirurgia, cremes, tratamento a laser, radioterapia ou quimioterapia. Em casos avançados, pode ser necessária a amputação parcial ou total do pênis. Em 2020, 463 pessoas morreram de câncer de pênis no Brasil.
É crucial que qualquer lesão na região genital seja avaliada por um especialista. Se não tratada, a doença pode se agravar, levando a complicações graves ou até à morte.