OPERAÇÃO DESCONEXÃO PRENDE 16 INTEGRANTES DE QUADRILHA CHEFIADA DE DENTRO DE PRESÍDIO EM PERNAMBUCO
Delegado João Carlos Oliveira, da 1ª delegacia de Repressão ao Narcotráfico, diz que toda operação criminosa era comandada de dentro de um presídio no Grande Recife. Veja no vídeo abaixo.
Nesta sexta-feira (27), a Polícia Civil deflagrou a Operação Desconexão, resultando na prisão de 16 pessoas ligadas a uma quadrilha interestadual responsável por tráfico de drogas, homicídios e posse ilegal de armas. As investigações começaram em fevereiro deste ano, após a apreensão de dois celulares no presídio de Igarassu, localizado no Grande Recife.
De acordo com o delegado João Carlos Oliveira, da 1ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, a análise do conteúdo dos aparelhos revelou a existência de uma organização criminosa com funções bem definidas. “Os celulares pertenciam a dois chefes da quadrilha, que coordenavam o grupo de dentro da prisão. A partir daí, identificamos a estrutura da associação, incluindo núcleos para executar ordens, organizar as finanças e transportar drogas, este último operado por dois motoristas de aplicativo”, explicou o delegado.
DETALHES DA OPERAÇÃO
Foram cumpridos 15 mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Vara Única de Itapissuma, no Grande Recife, com alvos em Pernambuco e na Paraíba. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante, e diversos materiais foram apreendidos, incluindo:
- Duas armas de fogo;
- 39 munições;
- Cinco carregadores.
As investigações contaram com o suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), além do apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (Core), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil da Paraíba.
ESFORÇO CONJUNTO
Cerca de 80 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, participaram da operação. A ação reflete o esforço integrado das forças de segurança para combater o tráfico de drogas e reduzir a violência na região.
A Polícia Civil segue monitorando os desdobramentos do caso e investigando possíveis ramificações da quadrilha em outros estados.