Polícia realiza operação contra trotes em contatos de emergência
Na manhã desta quarta-feira, dia 29, a Polícia Civil de Pernambuco deu início à Operação de Intervenção Tática denominada “Trotes”. A ação, coordenada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e presidida pelo Delegado Eronides Meneses, titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), visa combater ligações telefônicas falsas que têm sobrecarregado o sistema de emergência.
A investigação teve início em abril de 2023, após denúncias de que milhares de chamadas falsas estavam sendo realizadas para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). Entre janeiro e março de 2023, foram registradas 7.881 ligações enganosas feitas por 10 indivíduos, com um deles sendo responsável por 1.542 chamadas.
Nesta quarta-feira, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliar, emitidos pela 17ª Vara Criminal da Comarca de Recife. A operação conta com a participação de 50 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães.
As investigações foram apoiadas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo CIODS/SDS. A Polícia Civil informará os detalhes da operação através de sua Assessoria de Comunicação em momento oportuno.