Cidades
Mulher mata marido em Gravatá e alega legítima defesa
Justiça decretou prisão preventiva de suspeita de 25 anos, enquanto advogado afirma que ela reagiu durante uma briga e relata histórico de violência doméstica
A Justiça decretou a prisão preventiva de uma mulher de 25 anos suspeita de matar o marido dentro da residência onde o casal vivia, no bairro Boa Vista, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na madrugada do domingo (13), e a defesa sustenta que Aline Thayna da Silva agiu em legítima defesa durante uma discussão com Sérgio Ramos da Silva.
Segundo a Polícia Civil, agentes prenderam Aline em flagrante por homicídio consumado e a conduziram à delegacia para os procedimentos legais. Na segunda-feira (14), durante audiência de custódia, a Justiça homologou o flagrante e converteu a detenção em prisão preventiva.
De acordo com a decisão judicial, Aline admitiu ter atingido Sérgio durante a abordagem policial e voltou a relatar o episódio durante o interrogatório. No entanto, o magistrado entendeu que a análise sobre eventual legítima defesa exige mais provas e deverá ocorrer ao longo do processo.
Defesa relata briga e histórico de agressões
O advogado Fábio Fonsêca afirma que uma discussão motivada por ciúmes antecedeu a morte. Segundo a versão apresentada pela defesa, Sérgio teria ficado agressivo, empurrado Aline e tentado usar uma faca contra ela.
Ainda conforme o advogado, Aline teria conseguido pegar a faca antes do companheiro e o atingido uma única vez no peito durante a luta corporal. Depois disso, Sérgio morreu antes da chegada do atendimento médico e da polícia.
A defesa também sustenta que o relacionamento apresentava um histórico de violência doméstica. Além disso, afirma que Aline já teria sofrido agressões anteriores e que o casal atravessou períodos de separação e reconciliação.
Um dos episódios mencionados no processo teria ocorrido há cerca de dois anos. De acordo com o relato da defesa, Sérgio teria arremessado Aline do terceiro andar de um prédio. Como consequência, ela teria sofrido fraturas, permanecido nove dias em coma e passado aproximadamente um mês internada.
Após o golpe de faca, segundo o advogado, Aline tentou socorrer o marido, pediu ajuda aos vizinhos e procurou familiares dele. Em seguida, uma irmã de Sérgio teria ido até a residência e constatado que ele já estava morto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou posteriormente e confirmou a morte.
Justiça rejeita pedido de liberdade
Durante a audiência de custódia, a defesa pediu liberdade provisória com aplicação de medidas cautelares. Além disso, solicitou, de forma alternativa, prisão domiciliar e argumentou que Aline é mãe, primária e não possui antecedentes criminais registrados nos autos.
A Justiça, entretanto, rejeitou os pedidos e considerou insuficientes, neste momento, outras medidas cautelares. O magistrado também afirmou que as provas disponíveis ainda não permitem reconhecer de forma imediata a legítima defesa alegada pela defesa.
Com isso, as autoridades encaminharam Aline à Colônia Penal Feminina do Recife, onde ela permanece à disposição da Justiça. Por sua vez, o advogado informou que apresentou habeas corpus contra a decisão e defende que o processo considere o histórico de violência doméstica atribuído ao relacionamento.
A Polícia Civil informou que a 12ª Delegacia de Vitória de Santo Antão registrou o caso como homicídio consumado ocorrido em uma residência de Gravatá. Contudo, até a divulgação das informações, a corporação não havia confirmado a alegação de que Aline sofria violência doméstica nem detalhado as circunstâncias da discussão relatadas pela defesa.
Com informações do g1
-
Notícias2 semanas atrásQuem são os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco; veja a lista completa
-
Notícias2 semanas atrásAlepe 2026: veja os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco e a votação de cada um
-
Notícias3 semanas atrásFlávio Bolsonaro lidera cenários de 1º e 2º turno contra Lula, aponta pesquisa Gerp
-
Brasil1 semana atrásFlávio abre 6 pontos sobre Lula no 2º turno, aponta PoderData/Aya
-
Notícias4 semanas atrásTragédia em Arcoverde: Maestro de 38 anos morre após ser arremessado em suposto racha na PE-270
-
Cidades7 dias atrásEstudantes são detidos durante panfletagem pró-Lula no Mercado de Casa Amarela
-
Brasil1 dia atrásDatafolha revela abismo regional: Flávio dispara no Sul e Lula amplia vantagem no Nordeste
-
Brasil4 dias atrásMorre Netinho, voz de “Mila” e ícone do axé, aos 60 anos

