Detran de Goiás confirma que bafômetro pode dar positivo após comer pão; VEJA O VÍDEO
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás divulgou um vídeo informativo demonstrando que o teste do bafômetro pode apresentar resultados positivos após o consumo de alguns tipos de pão de forma. O ato veio após uma pesquisa indicar que comer o alimento causa detecção nos bafômetros.
SAIBA MAIS: Pães de forma têm álcool e bafômetros podem detectar, diz estudo
No vídeo, uma jovem consome duas fatias de uma marca específica de pão e, em seguida, realiza o teste com o bafômetro. O resultado apontou uma concentração de 0,12 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/litro), excedendo o limite permitido com uma margem de erro de até 0,04 mg/litro. Em contraste, um homem que consumiu outra marca de pão obteve um resultado de 0,0 mg/litro de ar.
A gravação, publicada em uma rede social, visa alertar os motoristas sobre a importância de prestar atenção aos alimentos consumidos antes de dirigir. A iniciativa do Detran surge em resposta a um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que na última quinta-feira (11/7) revelou a presença de álcool em diversas marcas de pão de forma.
VEJA NO VÍDEO ABAIXO: