Notícias
Quaest em PE: Lula abre vantagem e marca 55%; Flávio Bolsonaro tem 21%
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (28) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa presidencial em Pernambuco.
No cenário estimulado de primeiro turno, Lula aparece com 55% das intenções de voto no estado. O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 21%.
Na sequência aparecem o escritor Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão), ambos com 2%. Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) têm 1% cada.
Cabo Daciolo (Mobiliza), Edmilson Costa (PCB) e Samara Martins (UP) aparecem com 0%. Hertz Dias (PSTU) e Leonardo Avalanche (PRTB) não pontuaram.
Os indecisos somam 8%. Já os eleitores que disseram votar em branco, nulo ou que não pretendem votar representam 10%.
Segundo turno
A pesquisa também simulou cenários de segundo turno em Pernambuco.
Em uma disputa direta contra Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 58%, enquanto o senador do PL tem 24%. Indecisos somam 6%, e branco, nulo ou não vai votar representam 12%.
Contra Ronaldo Caiado, Lula também marca 58%. O ex-governador de Goiás aparece com 16%. Nesse cenário, 8% estão indecisos, e 18% dizem votar em branco, nulo ou que não vão votar.
Na simulação contra Romeu Zema, Lula registra 60%, contra 15% do ex-governador de Minas Gerais. Indecisos são 7%, e branco, nulo ou não vai votar somam 18%.
Contra Renan Santos, Lula aparece com 59%, enquanto o candidato do Missão tem 15%. Indecisos somam 7%, e branco, nulo ou não vai votar chegam a 19%.
Aprovação do governo Lula em Pernambuco
O levantamento também mediu a avaliação do governo federal no estado.
Segundo a Quaest, 61% dos eleitores pernambucanos aprovam o governo Lula. Outros 34% desaprovam, e 5% não souberam ou não responderam.
Na avaliação geral da gestão, 47% consideram o governo positivo. Outros 26% avaliam como negativo, 24% como regular, e 3% não souberam ou não responderam.
Lula merece um novo mandato?
A pesquisa também perguntou se Lula merece um novo mandato.
Para 56% dos entrevistados em Pernambuco, o presidente merece ser reeleito. Já 40% disseram que ele não merece um novo mandato. Outros 4% não souberam ou não responderam.
Dados da pesquisa
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 900 eleitores de Pernambuco com 16 anos ou mais.
As entrevistas foram realizadas entre os dias 22 e 26 de julho.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-03810/2026.
-
Cidades1 mês atrásMulher é presa após confessar morte do companheiro em Itamaracá
-
Notícias1 mês atrásContrato milionário entre escritório de Viviane Moraes e Banco Master volta ao centro das investigações
-
Cidades1 mês atrásIrmãos empresários sequestrados em Ouricuri são encontrados mortos dentro de carro no Sertão de Pernambuco
-
Notícias1 mês atrásThiago Brennand se casa por procuração com advogada que atua em sua defesa
-
Mundo1 mês atrásCorinthians entra na rota das sanções dos EUA contra rede ligada ao PCC
-
Notícias1 mês atrásQuadrilha é alvo de operação por extorquir provedores de internet e ameaçar moradores no Grande Recife
-
Geral1 mês atrásEmpresário enviou áudios do porta-malas antes de ser morto no Sertão de Pernambuco: “Estou sendo sequestrado”
-
Notícias1 mês atrásDois Jogadores da Seleção Seguem Flávio Bolsonaro no Instagram; Lula Não é Seguido por Nenhum Convocado
