Pernambuco registra 10 casos da “varíola dos macacos” no 1º semestre de 2024

MPox EM PERNAMBUCO: AUMENTO DE CASOS E NOVO ALARME INTERNACIONAL

Pernambuco registrou 10 casos confirmados de Mpox nos primeiros seis meses deste ano. O alerta foi elevado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira (14), que reclassificou a doença como uma emergência de saúde pública de importância internacional, o nível máximo de alerta da entidade.

Todos os casos identificados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e estão localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Comparando com os números dos anos anteriores, a SES-PE aponta que 2023 teve um total de 23 casos, enquanto em 2022 foram reportados 325 casos.

A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), assegura que as análises para Mpox continuam ocorrendo de forma regular. O Lacen-PE está equipado com os insumos necessários e fornece kits de coleta para os procedimentos.

Além disso, a SES-PE destaca que todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão capacitadas para atender casos suspeitos e realizar a coleta dos exames de swab. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para serviços especializados, como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Hospital Correia Picanço (HCP), o Hospital das Clínicas (HC), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e o Hospital Barão de Lucena (HBL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *