Português foragido, acusado de crime sexual e tráfico de mulheres, é preso em Pernambuco

Um português de 56 anos, procurado pela Interpol, foi preso pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco, na quarta-feira (26), e será extraditado para seu país de origem. Ele é acusado de tráfico de mulheres, importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio – crime que envolve a exploração da prostituição alheia.
O estrangeiro já havia sido preso no Recife em fevereiro de 2022, após passar seis anos foragido internacionalmente. Na época, conseguiu liberdade por meio de uma liminar, com restrições enquanto aguardava a extradição.
Reincidência e nova prisão
A Polícia Federal informou que o governo português notificou as autoridades brasileiras de que o homem continuava praticando os mesmos crimes, levando à revogação de sua condicional e à expedição de um novo mandado de prisão para fins de extradição.
Conhecido como “Proxeneta” em Portugal, o acusado foi submetido a exames no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife. Em seguida, foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.
Extraditado para cumprir pena
Segundo a Polícia Federal, a extradição deve ocorrer em breve, garantindo que o foragido cumpra pena pelos crimes cometidos em seu país.